• +55 54 99995.5333 Whatsapp
  • consultoria@rodrigoparisotto.com.br Dúvidas, chama no e-mail

Minha História

Comecei lá atrás, era o ano de 2003. Após um grande calote do proprietário da primeira agência de propaganda em que trabalhei, com a promessa de ser sócio dela, decidi que era o momento de começar, aos 22 anos o meu negócio.

Fundei a agência Guife Comunicação Estratégica, com foco total em sempre trazer resultados significativos para meus clientes. Não usava o termo estratégica no nome por acaso, era o propósito da existência da empresa.

Em 2006 foi quando comecei a realizar as primeiras palestras da minha vida, e descobri aí que esse era um palco que me elevava a ponto de levitar, era aí um lugar que jamais iria sair e a partir dai iria me aprimorar para poder sempre compartilhar conhecimento com os outros.

Em pouco mais de 5 anos, por volta de 2008, já estava entre as três principais agências de Bento Gonçalves, seguindo um expoente caminho de crescimento.

Na época, a empresa crescia, em média, 140% ao ano. Em 2008, chegou o tão sonhado momento de me formar em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela UNISINOS. Lembro-me de que eram necessárias 300 horas extracurriculares para complementar os módulos do curso, e encerrei com quase 500 horas. Eu sempre tive sede por conhecimento.

Achei que daria um tempo, mas logo depois realizei meu primeiro MBA em Gestão Empresarial, pela UNISINOS também, agora com uma imersão na Inglaterra, tudo isso em 2009 e 2010.

Em 2010, decidi investir, em paralelo à Guife, em um restaurante, focado em rodízio de pizzas na via gastronômica da cidade, o Piacenza Restaurante e Pizzaria. Fomos o primeiro restaurante de Bento Gonçalves a ter recreação infantil com recreacionista, era uma grande atração e um grande diferencial para o negócio. Isso sempre fez parte do meu DNA, viabilizar projetos inovadores.

Ainda nesta época, eu era professor das escolas SENAC e FTEC, nos cursos de vendas, negociação e mercadologia também, onde me dividia de forma precisa entre todas as atividades.

Por motivos relacionados à falta de entendimento e alinhamento entre os sócios, a Guife encerrou suas atividades em 31 de janeiro de 2012, quando a sociedade foi desfeita, e cada sócio seguiu o seu caminho.

Foi em 1º de fevereiro de 2012, e por acaso o Dia do Publicitário, que fundei a TÁTUM Business Comm, uma agência de propaganda extremamente estratégica voltada para a comunicação estratégica das empresas. Muito mais do que falar de comunicação, falamos em estratégias de negócio, usando todo o poder da estrutura do marketing.

Em 2013, após anos de muito esforço para a conquista de uma importante feira da cidade, a ExpoBento, tomei a decisão de vender minha parte societária do restaurante, me concentrando totalmente na TÁTUM e nos clientes importantes que conquistávamos a cada dia. A agência, conforme crescia, exigia a busca por conhecimento permanente, nosso nível de entrega era muito grande, e queríamos sempre mais e mais resultado para nossos clientes.

A empresa cresceu muito rápido. Foi aí que, em 2015, decidimos dar um passo importante e abrimos nossa primeira filial na cidade de São Leopoldo. Isso foi um grande salto para nós, já que era uma novidade; ainda não sabíamos ao certo como seria essa logística, mas depois de um ano o resultado começou a ser construído, e lá estávamos, a um passo de Porto Alegre, ou seja, o mercado era gigante em possibilidades.

Durante essa jornada, um dos cursos que fiz e que mais me marcou foi o de consultor de empresas pela FGV, abrindo assim inúmeras possibilidades que me acompanhariam para sempre.

Em 2017, foi o ano em que a TÁTUM realmente deu um grande salto, e inauguramos nossa nova sede, um espaço com mais de 300 m², com espaço bar, amplo espaço para a criação, expansão, sala de jogos e descanso. Um espaço show que virou case. Olhávamos muito para o que o Google fazia na época e replicávamos por aqui.

Foi neste mesmo ano que uma surpresa me tirou do eixo; de certa forma, a empresa estava em crescimento permanente e muitos eram os planos para o seu futuro, mas bateu à porta a oportunidade de ocupar a cadeira de secretário de turismo de minha querida cidade, Bento Gonçalves-RS.

Foi um dilema de muita conversa, afinal, eu sempre fui um daqueles que julga governos, cobra posições, cobra eficiência, e agora estava aí a oportunidade de mostrar que era possível fazer diferente. Foram 30 dias de conversa, com a minha família, com meu sócio e com o prefeito municipal. Após esse período, tomei a decisão e o que foi o ponto para isso foi quando ouvi do prefeito:

“Ao invés de tu ficar criticando o governo, vem para esse lado nos ajudar”.

E essa foi a minha decisão.

De momento, não iria deixar a sociedade da TÁTUM, mas, 6 meses depois, por bem, meu ex-sócio sugeriu a dissolução societária pelo bem e segurança do negócio, e foi isso que ocorreu. Nesse momento, eu deixava a agência para me concentrar full na vida pública.

Fazendo jus à permanência pelo estudo, foi em 2018 que realizei o curso de Gestão Pública de Turismo. Era necessário, como secretário, estar ainda mais aprofundado nos temas que regem o turismo no mundo.

Um detalhe importante: o fato de estar agora na vida pública não duraria muito apenas por aqui; não consigo ficar apenas em um lugar, minha cabeça se multiplica em ideias, conceitos, iniciativas, e foi aí que resgatei um projeto que tinha desde 2011, o projeto de uma pousada boutique.

Eu trabalhava já com assessoria e consultoria na área turística desde 2007 e sempre tive um olhar especial para o setor. Não foi por nada que me indicaram ao cargo de secretário. Quem me indicou sabia da minha paixão por isso.

O projeto da pousada, após convidar os novos sócios para fazerem parte do projeto, se transformou em hotel, e não em qualquer hotel, um pequeno hotel boutique de apenas nove suítes. Foi aí, em 2019, que surgiu o LOTE20 Hotel Boutique.

Neste momento, estava secretário de turismo com um objetivo muito claro: fazer de Bento um dos destinos mais reconhecidos do Brasil e fazer do LOTE20 uma grande marca em termos de experiência turística. Tudo que estava planejado acontecia, Bento alcançando cada vez mais patamares de destaque, com uma equipe multidisciplinar, exemplo para qualquer cidade do Brasil, e, do outro lado, o hotel em crescimento permanente, se tornando uma referência no setor.

Durante a permanência como secretário de turismo, foram muitos os projetos, e aqui cito alguns de destaque: portal de turismo bento.tur.br, saindo de 60 mil acessos para 220 mil por ano; Bento saindo da 4ª posição para a 2ª posição como destino mais lembrado e preferido do RS, por cinco anos consecutivos, segundo o Marcas de Quem Decide RS; quatro Festivais de Balonismo realizados; seis Natais em Bento; três Doce Páscoas; seis Bento em Vindima, com destaque para a construção do novo formato do evento com a peça teatral em movimento “O Mundo do Vinho”; Passaporte Turístico; alvará turístico; duas edições do Censo Turístico de Bento Gonçalves; participação em inúmeras feiras nacionais e internacionais; enfrentamento total durante a pandemia com destaque à criação do protocolo Ambiente Limpo e Seguro, compartilhado com mais de 150 cidades da América Latina, entre tantas outras conquistas.

A jornada na secretaria de turismo encerrou em 31 de março de 2023, onde daria início a outros importantes projetos da minha vida. Além de plantar a semente da paternidade, em 2023, daria início ao segundo hotel junto de meus sócios, agora o MOSTEIRO Hotel de Charme na cidade de Garibaldi. Em 2023, realizei novo MBA, agora focado em inovação e liderança pela Conquer, com o objetivo de rapidamente passar por uma atualização total sobre o mercado atual, já que cinco anos e meio de vida pública comprometem a atualização do privado.

Experimentei também, em 2023, o início de um negócio a distância, uma empresa de passeios, de buggy e jangada às piscinas naturais na cidade de São Miguel dos Milagres em Alagoas, o que me permite uma grande experiência relacionada principalmente à gestão a distância, ao mesmo tempo que o uso de ferramentas digitais para a geração de negócios.

Um projeto muito importante que também iniciei em 2023 foi a empresa chamada TOUR-IN Sistema de Gestão Pública de Turismo, baseado totalmente na geração de dados do setor. O sistema consiste em uma importante integração do setor, entre o público e o privado, onde juntos potencializam o turismo do município a partir da geração de dados.

O sistema é tão preciso que permite uma leitura precisa da geração de empresas, visitantes, capacidade de carga, segmentos do setor, capacidade e realização de eventos, com controle total de dados, além de pesquisa permanente do perfil do visitante local.

No final de 2023, junto com outro sócio, iniciamos os podcasts do Clube do Sucesso, com o objetivo de compartilhar histórias de vida e de negócios como fonte de inspiração para todos aqueles que buscam seu lugar ao sol nesse meio.

E claro, também lancei minha marca como consultor de empresa e de novos negócios.

O foco é sempre na geração dos resultados, seja nas sociedades sejam como consultor. Aqueles que se juntam a mim sabem da minha busca permanente em gerar satisfação a todos a partir dos resultados alcançados.

Toda conquista merece uma comemoração e nos dá a oportunidade para o próximo passo em uma jornada interminável, ou melhor, terminável quando não traz mais satisfação.

Enquanto há propósito e energia, o resultado positivo é sempre a consequência do bom trabalho.
A história aqui é curta; são 20 anos de muita dedicação e muitos cases fantásticos que deixo à disposição para compartilhar com você, naquele café que tomaremos em momento oportuno.

Rodrigo Ferri Parisotto